Vestibular

Projetos de Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO 2023

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Projeto: “QUALIDADE NO ATENDIMENTO: CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO NO ATENDIMENTO FINAL AOS CLIENTES DE UM SUPERMERCADO DE SÃO MIGUEL – RN”

Coordenação: Prof. Francisco Arivaldo Holanda Pinheiro Júnior

DESCRIÇÃO: O projeto justifica-se pela necessidade de um acompanhamento acadêmico e científico na modalidade de qualidade no atendimento, mapeamento de processos e fidelização de clientes efetivado por uma organização de grande porte localizada na cidade de São Miguel –RN. Sendo que, a pesquisa irá se desenvolver no âmbito do controle de qualidade perante aos clientes da instituição pesquisada, que por sua vez, possui uma grande clientela no município citado bem como as cidade circunvizinhas, sendo a pesquisa fundamental para identificar como funciona o sistema de controle de qualidade no atendimento final dos clientes do supermercado e como é feito o monitoramento desse atendimento pelo líderes de setores, desta feita a pesquisa possui uma relevância significativa para a comunidade acadêmica, empresa pesquisa e sociedade em geral (clientes).
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Projeto: “EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA JOVENS ADOLESCENTES”

Coordenação: Profª Ma. Ligia Fernanda da Silveira Andrade

Descrição: Os primeiros socorros constituem-se na realização de técnicas que visam socorrer indivíduos que estejam adoecidos ou feridos, para diminuir as chances de óbito das vítimas e aumentar a expectativa de um prognóstico positivo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estimou que até o final de 2022, quase 400 mil pessoas poderão vir a óbito por causas cardiovasculares. Muitos desses óbitos poderiam ser evitáveis, como por exemplo, por meio da utilização da técnica de reanimação cardiopulmonar em vítimas de parada cardiorrespiratória. Paralelamente, as estatísticas também mostram que aproximadamente 95% das mortes por engasgos ocorrem no ambiente doméstico. Esse dado evidencia a relevância de disseminar educação em saúde sobre as técnicas para desengasgo. Em meio a esse cenário, é imprescindível que esses conhecimentos não estejam restritos aos profissionais da saúde, sendo pertinente a propagação desse conhecimento a jovens adolescentes para que estes, em situações de urgência e emergências, possam prestar assistência ao seu seio familiar e também à comunidade em geral em que o mesmo esteja inserido.

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Projeto: “ENFERMEIROS DA ALEGRIA”

Coordenação: Prof. Me Rafael Tavares Prof. Rafael Aquino

Descrição: O O hospital é um espaço para recuperação de saúde, porém a mudança de rotina cotidiana, a mudança de espaço domiciliar, o processo de adoecimento e o próprio tratamento geram estresse e consequentemente sofrimento psíquico. Rir pode ser considerado um instrumento para o enfrentamento desses problemas. Assim sendo, o espaço hospitalar é própicio para atividades lúdicas no sentido de desenvolver competências e habilidades de estudantes do curso da saúde. Portanto, pretende-se realizar no espaço hospitalar, atividades lúdicas, musicoterapia, contação de histórias realizadas por acadêmicos dos cursos de enfermagem, pedagogia e psicologia. Para tal, os estudantes desse curso superior, sob a supervisão de dois professores, realizarão ações para os pacientes do Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade. Será realizado em três etapas, sendo elas o treinamento dos alunos, visita hospitalar e a avaliação das atividades.

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Projeto: “LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E DO TRABALHO EVOLUÇÃO – LAPETE.”

Coordenação: Profª Ma. Marília Queiroz e Profª Esp. Maria Luciana Abrantes 

Descrição: O compromisso político pedagógico do curso de Psicologia demanda a oferta de espaços de formação para além da sala de aula e da clínica de psicoterapia. Pensar em ações que desenvolva competências e habilidades reconfigurando o papel das(os) estudantes e futuras(os) Psicólogas(os) para os novos espaços de atuação. De tal modo que prepare-as (os) para uma atuação que não reproduza o modelo de clínica fechado em si, mas que contempla as demandas de outros campos de atuação, como do mundo do trabalho, dos espaços escolares, das políticas públicas e/ou as articulações intersetoriais necessárias.
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Projeto: “DO MORMAÇO À ESCUTA: O NÃO-SABER PSICANALÍTICO TOCA O CHÃO DO SERTÃO”

Coordenação: Profª Me. Jefferson Macêdo e Prof. Esp. Hudson Walker Simão Carneiro

Descrição: A atenção à saúde mental tem se mostrado um fenômeno mundial que demanda responsabilização coletiva dos entes federativos e da sociedade civil como um todo. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que no ano de 2019, 970 milhões de pessoas estariam vivenciando algum tipo de sofrimento bio-psíquico-social, o que representa 01 em cada 08 pessoas no mundo (OMS, 2022). Neste cenário, espaços de escuta e cuidado respaldados no compromisso ético devem contribuir de forma ativa, valendo-se do cuidado e do respeito necessário.
Tais impasses são materializados na forma de adoecimento e comunicam estritamente o sintoma da sociedade contemporânea. Não por acaso, Freud já falava em 1919, quando no “Quinto Congresso Psicanalítico Internacional”, em Budapeste, trouxe aos participantes que as questões psíquicas assim como as demais formas de sofrimentos somáticos, provocam adoecimento, logo, se o cuidado é acessível as camadas privilegiadas da sociedade, aos mais vulneráveis também deve ser. Iniciamos assim um momento histórico que sinaliza o compromisso da Psicanálise com o social.
No Brasil, destacam-se movimentos como: “Psicanálise na Praça Roosevelt: uma experiência clínico-política em um espaço público”, “Psicanálise escuta a rua” e “Clínica aberta de Psicanálise”, coletivos de psicanalistas que como Jorge Broide, se dispõe a ouvir os sofrimentos da comunidade, onde este estiver, para muito além do setting clínico.
Nesse ínterim, como as dores são vivenciadas no Nordeste quando se fala em saúde mental? Para fortalecer essa discussão, Albuquerque Jr (2011), apresenta um Nordeste narrado como o subúrbio do Brasil, o retrato do atraso frente a glória de São Paulo, entretanto, destaca uma nova dialética a esse lugar, o lugar do calor também pode ser o lugar do cuidado.
Se existem coletivos desenvolvendo escutas junto a sociedade à luz da Psicanálise nas praças públicas de São Paulo, o município de Pau dos Ferros também deve ter, cumprindo o papel ético-social da Universidade frente à sua comunidade, bem como ampliando o horizonte de experiências dos alunos-pesquisadores proativos no desenvolvimento da pesquisa.

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Projeto: “DIAGNÓSTICO DOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS ATACADISTAS NO TERRITÓRIO PAU-FERRENSE”

Coordenação: Prof. Me. Fernando Pinheiro

Descrição: A atual realidade da Gestão de Pessoas é completamente distante da realidade tradicional concebida às primeiras organizações. Com a ascensão das tecnologias e das discussões sociais, a área tendeu a passar por mudanças significativas nos últimos anos (CHIAVENATO, 2014). O mundo moderno se configurou a partir dessas mudanças e a necessidade de adaptação das mais diversas organizações às demandas sócio-organizacionais atuais é uma temática emergente.
Ainda que os principais teóricos que discutem a temática da GP estejam convictos da necessidade de cumprimento de processos que auxiliem a organização, os gestores e os colaboradores na vivência organizacional, existem pontos que não são unanimidade nas empresas contemporâneas, tais como: atuação de um Administrador nos processos gerenciais e de GP; teoria dos dois fatores de Hezberg; atenção à pirâmide de fatores motivacionais de Maslow; políticas regulares e transparentes de admissão e demissão de pessoal; processo de integração eficaz; relação com empregadores, entre outros.
Neste sentido, considerando Pau dos Ferros como um município de importante participação na dinâmica interiorana do Rio Grande do Norte (ALVES; DANTAS; SOUZA, 2018), e a recente expansão do comércio atacadista neste território, assim como a relevante capacidade de emprego de pessoas que, pelas características geográficas da cidade, residem nos mais diferentes municípios e possuem diferentes necessidades e aspirações pessoais e profissionais, desperta-se à necessidade e oportunidade de propiciar aos discentes do curso
de Administração e Psicologia uma maior aproximação ao estudo prático da Gestão de Pessoas em empresas que dispõem desta variedade de características que configuram um ambiente propício ao aperfeiçoamento do olhar diagnóstico e do incentivo ao pensamento administrativo.
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Projeto: “PODCAST ‘SE LIGA, ADM!’”

Coordenação: Prof. Me. José Shirley 

Descrição: Observando a iminente evolução da mídia e seus canais de comunicação, o formato “podcast” surge como uma poderosa ferramenta de se comunicar com as mais diversas faixa-etárias, sobretudo ao público jovem em uma espécie de rádio online, convertendo as mesas redondas de entrevistas com os mais variados assuntos para uma discussão mais aberta, transmitida em vídeo ao vivo ou gravado, disponível em plataformas de streaming, principalmente no YouTube, o mais popular aplicativo de vídeos do mundo. Desse modo, a proposta enfoca na discussão de temas que reflitam na formação profissional e que estão em alta nas discussões mercadológicas e sociais, trazendo neste formato o foco em assuntos transversais à Administração, estimulando o aluno a desenvolver técnicas de oratória e comportamento adequados para situações de relações profissionais tangenciado por uma entrevista deste gênero, para além de fomentar o conhecimento em um debate junto à convidados especialistas nos temas abordados. 
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Projeto: “DIREITO NA ESCOLA’”

Coordenação: Profª. Ma. Fernanda Soares e Prof. Me. Cícero Otávio

Descrição: A academia não se resume ao campo do ensino. E, exatamente por essa razão, sabe-se que o tripé acadêmico, qual seja, ensino, pesquisa e extensão, precisa caminhar de forma paralela. No âmbito das ciências jurídicas, notadamente em razão de ser uma ciência social aplicada, vê-se como de suma relevância as atividades de extensão para a construção sólida do ensino. E tais atividades se faz necessárias por várias razões, seja para a prestação de um serviço à sociedade, seja para uma imersão do discente que transcenda a sala de aula. E é nesse sentido que o projeto se insere. Pretende-se levar conhecimento jurídico a determinada camada da sociedade. No Brasil, diferentemente de outros países, o Direito não é lecionado no âmbito do ensino médio (mesmo as lições básicas), no entanto, há uma gama de direitos básicos que devem ser amplamente divulgados, inclusive para o público a qual este projeto se destina.
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Projeto: “TEIA FORMATIVA’”

Coordenação: Profª. Ma. Mary Carneiro, Prof. Ma. Júlia Lidiane e o Prof. Dr. Clébio Figueiredo

Descrição: Observando o cenário educativo ao qual estamos inseridos, é possível abordar a carência e lacunas no processo de formação continuada para docentes, essas afirmativas ganharam visibilidade, quando alunos/as do curso de Pedagogia da Faculdade Evolução realizaram pesquisas e produziram TCCs que trataram da temática da formação docente, os resultados apresentados nesses trabalhos, levaram o departamento do curso de Pedagogia a refletirem sobre os dados que apontaram a falta de formação continuada nas escolas da região do Alto Oeste Potiguar – região a qual a FACEP se insere como IES e formadora de pedagogos/as.
Desse modo, estamos propondo esse projeto de extensão como forma de contribuir para a formação continuada dos docentes, buscando amenizar as lacunas existentes nesse processo formativo dos/as educadores/as.
Assim, a nossa proposta que tem como tema TEIA FORMATIVA, que se apresenta como pioneira na extensão universitária em nossa região, iniciará como um projeto piloto para depois se estender aos municípios do Alto Oeste Potiguar.
Portanto, o referido projeto de extensão se justifica pela contribuição educacional e acadêmica na formação continuada para docentes.
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