Vestibular

Graduação em Enfermagem

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM


APRESENTAÇÃO

A Enfermagem é a ciência do cuidar, pautada numa prática sistematizada em etapas claras e objetivas. Portanto é uma profissão organizada, além de ser comprometida com a saúde humana. Nessa lógica, a Faculdade Evolução apresenta o Curso de Enfermagem, o qual tem por objetivo principal oferecer uma formação generalista e multiprofissional, embasada nos princípios éticos e legais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Faculdade Evolução pretende formar profissionais críticos, reflexivos e capazes de assistir/intervir, gerenciar, ensinar/aprender e investigar em atividades de promoção, proteção e recuperação nos diversos níveis de atenção à saúde, considerando o indivíduo como um ser complexo, dinâmico e biopsicossocial. Para isso, fundamentada no conhecimento científico, proporciona aos seus discentes o desenvolvimento de competências e habilidades para assistência à saúde direta ou indiretamente, tomada de decisões, liderança, comunicação, empreendedorismo, gestão e gerência, além de educação em saúde.

O Curso de Enfermagem da Faculdade Evolução também busca aproximar o seu aluno da realidade da rede de atenção à saúde do SUS e da comunidade em que está inserido, ultrapassando os muros da academia. Dessa forma, os cenários de atividades práticas são os serviços oferecidos pela rede de atendimento à saúde do SUS na região do Alto Oeste Potiguar.

O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar (FACEP) teve seu início após a autorização do MEC, por meio da Portaria nº 482 de 29.05.2017 e iniciou sua primeira turma no semestre 2018.1.

O quadro de docentes é formado por doutor, mestres e especialistas, que buscam facilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo reflexivo e crítico, na interação com a comunidade e na formação integral de enfermeiros e enfermeiras.

A Graduação em Enfermagem Presencial tem como instrumento de concepção de ensino e aprendizagem, o seu Projeto Pedagógico, traz um conjunto de elementos fundamentais ao perfil do profissional egresso traduzido nas competências e habilidades definidas nas Diretrizes do Conselho Nacional de Educação, destacando a Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. E ainda, de acordo com as demandas presentes no contexto local e regional, traduzidas pelo mundo do trabalho.

Nesse sentido, tem-se como missão “educar em uma perspectiva profissional e cidadã, que compreenda a singularidade dos sujeitos, para contribuir com o desenvolvimento regional, tecnológico, educacional, econômico e social”. A visão de “firmar-se como referência educacional democrática, inclusiva e inovadora para o desenvolvimento de cidadãos e cidadãs ativos, conscientes e comprometidos com a construção de um mundo mais justo, igualitário e com equidade.”

COORDENAÇÃO

O curso é coordenado pelo professor e enfermeiro Rafael Tavares Silveira Silva. Formado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Enfermagem em Dermatologia pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) e em Gestão em Saúde pela UFRN. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN.

 

CARACTERÍSTICAS

Denominação: Curso de Graduação em Enfermagem;

Regime Escolar Adotado: seriado, semestral;

Número de vagas anual: 75 vagas;

Número de Turmas por Ano Letivo: 02;

Turno de Funcionamento: Noturno;

Carga Horária Total do Curso: 4.000 horas;

Tempo Mínimo de Integralização do Curso: 5 anos (10 semestres letivos);

Tempo Máximo de Integralização do Curso: 7 anos (14 semestres letivos).

 

DIFERENCIAIS

Projetos integradores.

Metodologias ativas, centradas no aluno, voltadas para o aprender-fazendo.

Integração teoria-prática, através de projetos, visitas técnicas e estudo de casos.

Laboratórios de anatomia, microscopia, semiologia e semiotécnica e informática.

Projeto Pedagógico de Curso focado no desenvolvimento de habilidade e competências.

Programas formativos: Monitoria, Extensão e Iniciação Científica.

Programa de Orientação Profissional, Orientação ao Estagiário e Formação Continuada (Pós-graduação).

Núcleo de Apoio e Atendimento Psicológico.

DOCENTE TITULAÇÃO MÁXIMA FORMAÇÃO LATTES
Cassio Clayton Martins Andrade Mestre Psicologia Currículo Lattes
Cícero Otávio de Lima Paiva Mestre Direito Currículo Lattes
Francisco Clébio de Figueiredo Doutor Letras (Português) e Pedagogia Currículo Lattes
Jefferson Alves de Macedo Mestre Psicologia Currículo Lattes
Júlia Lidiane Lima de Amorim Mestre Letras Currículo Lattes
João Filho Mestre Libras Currículo Lattes
José Shirley Pessoa do Nascimento Mestre Administração Currículo Lattes
Laura Maria de Morais Fernandes Especialista Fisioterapia Currículo Lattes
Lucas Santos Alves Mestre Fisioterapia Currículo Lattes
Marília Maria de Jesus Queiroz Mestre Psicologia Currículo Lattes
Maria Juliete Maia Gomes Ribeiro Mestre Enfermagem Currículo Lattes
Migna Jucy Marques da Silva Mestre Enfermagem Currículo Lattes
Maria Regidiana da Conceição Mestre Contabilidade/Economia Currículo Lattes
Rafael Jeremias de Aquino Nunes Especialista Enfermagem Currículo Lattes
Rafael Tavares Silveira Silva Mestre Enfermagem Currículo Lattes