GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
APRESENTAÇÃO
O Curso de Psicologia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP) tem como objetivo primordial oferecer uma sólida formação generalista e pluralista no âmbito do bem-estar biopsicossocial dos indivíduos. Pretende, portanto, formar profissionais de Psicologia com o efetivo compromisso com o conhecimento científico, a postura ética e o exercício da cidadania, capazes de considerar, em sua atuação profissional, as demandas sociais e as diversidades humanas e sociais.
Para tanto, visa proporcionar aos seus discentes conhecimentos necessários ao exercício de competências e habilidades no que se refere à atenção à saúde, à tomada de decisões, à comunicação, à liderança, à administração e à gestão, bem como à educação permanente. Objetiva-se ainda que os profissionais de Psicologia formados pela FACEP desenvolvam a capacidade de compreender a relação entre o bem-estar das pessoas e a atual conjuntura socioeconômica e política do país, em especial da região em que estão inseridos, para promover uma atuação adequada à diversidade de realidades que se defrontarão, prestando serviços à comunidade.
Coordenação
O curso é coordenado pelo professor Fábio Henrique Dantas, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). É Especialista em Docência no Ensino Superior e Bacharel em Psicologia pela Universidade Potiguar – Laureate International Universities (2014). Também possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é coordenador e professor do Curso de Psicologia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). Atua com as seguintes temáticas: Formação do Psicólogo, Psicologia da Saúde e atuação do Psicólogo nas Políticas Públicas.
Características
Ato Autorizativo: | Portaria 380, de 17/12/2013 |
Habilitação: | Bacharelado em Psicologia |
Carga Horária Total: | 4.040 horas |
Carga Horária de Estágio: | Supervisionado 620 horas |
Tempo de Integralização do Curso: | Duração mínima: 10 semestres |
Turno: | Noturno |
Diferenciais
Perfil do psicólogo formado pela FACEP
O egresso do Curso de Psicologia da FACEP, de uma maneira geral, terá uma formação com visão generalista; com condições de trabalhar em diferentes contextos, a partir do domínio das teorias e técnicas da Psicologia e com capacidade de aplicá-las na elaboração, desenvolvimento e avaliação de programas de prevenção e promoção de saúde, pautada pelos princípios éticos de autonomia, cidadania, saúde e inclusão. Nesse sentido, o Curso está estruturado para formar profissionais para o mercado de trabalho que apresentem, de um modo amplo, o seguinte perfil:
a) Ser capaz de atuar nas áreas de pesquisa, extensão, ensino e prestação de serviços psicológicos, articulando os conhecimentos das ciências humanas e sociais e da saúde.
b) Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação em saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
c) Capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
d) Manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
e) Os profissionais deverão, no trabalho em equipe multiprofissional, estarem aptos para assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
f) Estarem aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes na equipe de trabalho;
g) Serem capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional;
h) Desenvolvimento da capacidade de busca e uso de conhecimentos produzidos pela ciência psicológica e por diferentes áreas relacionadas ao objeto da profissão.
De uma forma mais específica, o profissional formado pela FACEP deve ter o compromisso com a educação integral e a formação do cidadão, com a promoção da saúde nos diversos níveis de atuação e ser capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, em uma abordagem pluridisciplinar e numa visão histórica, ética e política, voltada para as necessidades da maioria da população e para a melhoria das condições de vida, bem como um profissional atento à constituição e estruturação do sujeito psíquico, e com claro compromisso com a superação dos problemas sociais e humanos.
Ênfases do Curso
Para atingir o perfil profissional desejado no decorrer do curso serão desenvolvidas competências mediante o oferecimento de três ênfases de grande relevância no âmbito da Psicologia, conforme preceitua a Resolução nº 5, de 15 de março de 2011:
Ênfase 1 – Psicologia e Processos Educativos que compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas.
Ênfase 2 – Psicologia e processos de gestão que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições.
Ênfase 3 – Psicologia e processos clínicos que envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.
A estrutura curricular contempla ainda atividades de Iniciação à Pesquisa Científica, Extensão e Monitoria que fazem parte dos mecanismos de nivelamento e auxílio ao discente. É relevante ressaltar que há um estímulo por parte da coordenação do curso e da instituição para a participação do corpo docente e dos alunos em Eventos Científicos, em oficinas direcionadas e a submissão de todo o material de produção intelectual produzido durante o curso para publicação através de veículos científicos de circulação nacional; tanto para o treino e desenvolvimento de uma linguagem científica apropriada, quanto para o incremento de seus currículos profissionais.
Corpo Docente
Docente | Titulação |
Formação | Lattes |
Emanuela Carla Medeiros de Queiros |
Mestre |
Pedagogia | Currículo Lattes |
Iana Fernandes Caldas |
Especialista |
Psicologia | Currículo Lattes |
Anna Carolina Vidal Matos | Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Eriberto Vagner de Souza Freitas | Doutor | Agronomia | Currículo Lattes |
Guilherme Paim Mascarenhas | Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Luana Reis Metta | Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Jesiane Maria de Sena Araújo | Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Rafael Tavares Silveira Silva | Mestre | Enfermagem | Currículo Lattes |
Fábio Henrique Almeida Dantas (Coordenador) |
Mestre | Psicologia | Currículo Lattes |
Nigéria Cibegne da Silva Fernandes | Especialista | Medicina | Currículo Lattes |
Jessica Luana Fernandes de Queiroz | Especialista | Psicologia | Currículo Lattes |
Luana Reis Metta | Especialista | Psicologia | Currículo Lattes |
Tássio Ricelly Pinto de Farias | Mestre | Sociologia | Currículo Lattes |
Pâmela Lyene Barbosa de Carvalho | Especialista | Psicologia | Currículo Lattes |