Vestibular

Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA 2023

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Projeto: “DIREITO, PROCESSO E COTIDIANO: estudos interdisciplinares sobre a aplicação do direito processual no dia a dia do cidadão”

Coordenação: Prof. Me. Cícero Otávio e Profª. Ma. Fernanda Sousa

Descrição: As relações interpessoais são permeadas por conflitos de interesse, o processo portanto deveria ser um instrumento de pacificação social, contudo, muitas vezes, diante do imaginário popular, influenciado pela mídia e literatura, o processo se torna um instrumento de vingança pessoal, estando sua finalidade totalmente deturpada no cotidiano dos cidadãos. Dessa forma, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as relações entre direito e o processo no cotidiano das pessoas, verificando como esses elementos afetam as experiências e práticas sociais e jurídicas diárias, tudo isso numa perspectiva interdisciplinar. Quanto a abordagem da pesquisa a mesma segue a lógica do metodológica do materialismo histórico dialético, por compreender que por meio dele é possível uma análise mais contextualizada do processo dento do cotidiano da população, além disso, o manejo da técnica de pesquisa documental indireta, eminentemente, pela pesquisa bibliográfica.

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Projeto: “POLÍTICAS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS: Contribuições para o Alto Oeste Potiguar”

Coordenação: Prof. Me. Fernando Pinheiro 

Descrição: Esta proposta se direciona ao entendimento das principais contribuições das diferentes políticas públicas com atuação na região do Alto Oeste Potiguar no processo de desenvolvimento deste território, partindo de uma visão científica inter e transdisciplinar, com a participação e contribuição dos olhares analíticos de discentes de diferentes áreas de estudo presentes na Faculdade Evolução. A proposta pretende potencializar a formação cidadã dos futuros profissionais que, no exercício de suas profissões, estarão intimamente relacionados às questões sociais que circundam este campo de estudo, aperfeiçoando e contribuindo com seu processo de formação. Será efetivado um grupo de estudos denominado PPIAD (Políticas Públicas como Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento). As pesquisas serão descritivo-exploratórias, a partir de procedimentos documentais e bibliográfico, com Revisões Integrativas da Literatura, fortalecendo a prática científica. Desta forma, o estudo possui o objetivo geral de Compreender os impactos e as contribuições das políticas públicas para/no desenvolvimento do território do Alto Oeste Potiguar, e específicos de Investigar as principais políticas públicas envolvidas no processo de desenvolvimento do Alto Oeste Potiguar; identificar políticas públicas com potencial a promover o desenvolvimento da região; compreender as atuações com características regionais das políticas públicas neste território; promover a discussão e revisão das principais iniciativas governamentais de combate às desigualdades socioeconômicas regionais; e possibilitar a análise crítica das contribuições das políticas públicas para o desenvolvimento e transformações do território.

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Projeto: “ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAP+”

Coordenação: Profª. Ma. Lígia Fernanda Silveira e Prof. Me. Cassio Clayton

Descrição: O acesso aos serviços de saúde está ligado à capacidade de um grupo em buscar e obter uma assistência qualificada pelos profissionais, onde eles norteiam o paciente e definem o tipo e a intensidade dos recursos consumidos para resolver seus respectivos problemas. Porém, as desigualdades de acesso e a baixa qualidade da assistência à saúde são problemas apontados em diferentes sistemas de saúde pelo mundo, mas que afetam especialmente grupos minoritários, como a população LGBT. Nesse contexto, questiona-se: quais os obstáculos encontrados no acesso aos serviços de saúde pela população LGBTQIA+? Sendo assim, tem-se como objetivos identificar quais as dificuldades percebidas pela população LGBTQIA+
durante atendimentos de saúde, revisar a bibliografia em saúde sobre assistência de saúde à população LGBTQIA+; coletar e analisar dados sobre o tema da pesquisa. Será realizada uma pesquisa bibliográfica, adotando o método de revisão da literatura, que realiza a síntese do material produzido em um determinado período de tempo sobre a temática escolhida.

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Projeto de pesquisa: “REALIZAÇÃO DA SAE POR ESTUDANTES DURANTE OS ESTÁGIOS CURRICULARES”

Coordenação: Prof. Me. Rafael Tavares Silveira Silva

Descrição: A SAE configura-se como um instrumento técnico e científico do cuidar. Sua padronização auxilia a análise dos problemas de Enfermagem, contribui na avaliação e aperfeiçoamento da assistência, desenvolve o conhecimento sobre a prática da Enfermagem e subsidia o ensino e a pesquisa nessa área. Apesar disso, os estudantes encontram dificuldades para sua implementação durante a formação, tais como a fragmentação da implementação, realização incompleta que prioriza apenas algumas fases, conhecimentos deficientes e a falta de continuidade das atividades de estágio. Para compreensão desse processo de formação, o presente estudo pretende como objetivo geral: analisar a construção do PE realizada por estudantes de enfermagem. E objetivos específicos: caracterizar a correspondência entre o HE, DE, RE e IE entre si e com as taxonomias NANDA-NOC-NIC; descrever a construção do HE; identificar as frequências dos DE, RE e IE; examinar o processo de avaliação do PE. Como método, será realizado um estudo documental que lançará mão as fichas de avaliação da realização do PE preenchidas, entre 2020 e 2022, pelos(as) estudantes de enfermagem durante as práticas e estágios realizados nos serviços de saúde entre o quarto e décimo períodos. A análise dos dados será através da estatística descritiva das frequências e da bibliografia adotada NANDA-NOC-NIC.

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Projeto de pesquisa: “DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE”

Coordenação: Profª. Ma. Rosane Saraiva  

Descrição: O Refletir acerca do cuidado na perspectiva da tecnologia condiz à inerente capacidade do ser humano em buscar inovações capazes de transformar seu cotidiano, visando uma melhor qualidade de vida e satisfação pessoal. A tecnologia constitui-se num conjunto de conhecimentos que inovam a prática cotidiana da enfermagem em seus eixos de atuação. Nesse sentido, o presente projeto busca investigar e propor tecnologias educativas em saúde. Trata-se de um estudo metodológico, do tipo desenvolvimento. Nesse tipo de pesquisa, utiliza-se geralmente abordagens mistas (quanti-qualitativas), onde realiza-se análises separadas. Para o desenvolvimento e construção das tecnologias educativas, a pesquisa se dará nas seguintes etapas: 1) fase: identificação dos conhecimentos prévios do público-alvo e a escolha dos temas que serão trabalhados; 2) fase: elaboração da tecnologia educativa a partir do que foi elencado pelo público-alvo e embasado na literatura científica; 3) fase: validação do jogo educativo com os juízes-especialistas; 4) fase: validação do jogo com o público-alvo; 5) fase: produção da versão final da tecnologia educativa. Todas as etapas apresentadas garantem a confiabilidade do instrumento para ser utilizado. Este projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos.
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Projeto: “POLÍTICAS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS: Contribuições para o Alto Oeste Potiguar”

Coordenação: Prof. Me. Fernando Pinheiro 

Descrição: Esta proposta se direciona ao entendimento das principais contribuições das diferentes políticas públicas com atuação na região do Alto Oeste Potiguar no processo de desenvolvimento deste território, partindo de uma visão científica inter e transdisciplinar, com a participação e contribuição dos olhares analíticos de discentes de diferentes áreas de estudo presentes na Faculdade Evolução. A proposta pretende potencializar a formação cidadã dos futuros profissionais que, no exercício de suas profissões, estarão intimamente relacionados às questões sociais que circundam este campo de estudo, aperfeiçoando e contribuindo com seu processo de formação. Será efetivado um grupo de estudos denominado PPIAD (Políticas Públicas como Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento). As pesquisas serão descritivo-exploratórias, a partir de procedimentos documentais e bibliográfico, com Revisões Integrativas da Literatura, fortalecendo a prática científica. Desta forma, o estudo possui o objetivo geral de Compreender os impactos e as contribuições das políticas públicas para/no desenvolvimento do território do Alto Oeste Potiguar, e específicos de Investigar as principais políticas públicas envolvidas no processo de desenvolvimento do Alto Oeste Potiguar; identificar políticas públicas com potencial a promover o desenvolvimento da região; compreender as atuações com características regionais das políticas públicas neste território; promover a discussão e revisão das principais iniciativas governamentais de combate às desigualdades socioeconômicas regionais; e possibilitar a análise crítica das contribuições das políticas públicas para o desenvolvimento e transformações do território.

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Projeto: “A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: Filosofia, Educação e Direitos Humanos”

Coordenação: Profª. Ma. Júlia Lidiane

Descrição: Tendo em vista o cenário no qual se descortina o contexto da educação brasileira, mediante uma crise de paradigmas que se configura em uma relação de incongruências entre as bases epistemológicas vigentes e a proposição de uma política educação que não atende á nova ordem social caracterizada pelo processo de globalização, pela era da tecnologia digital e pela teoria da complexidade. Assim, o estudo em tela objetiva identificar a concepção de educação presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, consiste em uma pesquisa bibliográfica de caráter explicativa e interpretativa já que tem como corpus de investigação um documento normativo que será analisado à luz de alguns teóricos numa perspectiva epistemológica. Toma-se como base algumas referências que discorrem sobre a temática em questão como ADORNO (1995), KANT (2007), FREIRE (2005), RANCIERE (2007), MORIN (2008), SANTOS (2008), entre outros que possibilitam lançar um olhar de cunho analítico e crítico à concepção de educação que se materializa na ação educativa e que, por meio desta poderá embrutecer ou emancipar o sujeito, a depender da concepção de homem e de educação que veicula.

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Projeto: “OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO ALTO OESTE POTIGUAR – OPA!”

Coordenação: Prof. Esp. Hudson Walker e Prof. Me. Jefferson Macêdo

Descrição: A conjuntura político-econômica brasileira sinaliza um aprofundamento do neoliberalismo, com consequências sensíveis às condições de vida da classe trabalhadora. O recrudescimento da lógica de mercado tem aumentado os índices de desigualdade social, desemprego e violência. As condições de execução das políticas sociais para responder a esse cenário também se tornam mais precárias. Esta pesquisa é uma ação do Observatório de Políticas Públicas do Alto Oeste Potiguar da FACEP, espaço para desenvolvimento de pesquisa e extensão, articuladas à graduação, para fins de observar o desenvolvimento das políticas públicas da região. Com isto, objetiva-se analisar como se conforma a rede de políticas sociais que atende as principais demandas da população pau-ferrense. São objetivos específicos: identificar os serviços de políticas sociais presentes no território de Pau dos Ferros-RN; identificar como se articulam aos coletivos organizados da sociedade civil para cumprimento dos direitos sociais; Promover ações discutam sobre a realidade vigente, as políticas públicas e os atravessamentos de classe, raça e gênero, através da escrita científica e/ou da realização de atividades, tais como: rodas de conversa. Para isto, haverá a qualificação do debate por meio da discussão em grupo de referencial teórico implicado com as linhas de pesquisa deste projeto, de modo que servirão à proposição de ações do Observatório.

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